O mês de outubro é caracterizado por um mês de conscientização a prevenção do câncer de mama e se tornou mundialmente conhecido como Outubro Rosa. Esse movimento foi criado na década de 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e tem se intensificado ano após ano devido a sua importância.
Seu símbolo, que é um laço rosa, foi distribuído na primeira Corrida pela Cura, em 1990, na cidade de Nova York. Ele foi distribuído para os corredores usarem durante a corrida. Depois disso, ele passou a ser distribuído em locais públicos, desfiles de moda e outros eventos. Hoje, onde vemos o lacinho rosa já identificamos as ações desta importante campanha.
Mas, por que separar um mês inteiro para tratar da prevenção do câncer de mama? O câncer de mama, infelizmente, é o tipo de câncer que mais atinge as mulheres do Brasil e do mundo. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama no país chega a quase 30% dos casos, com uma taxa de mortalidade de 16,4%. Essa mortalidade apresenta uma curva ascendente e a primeira causa de morte por câncer nas mulheres brasileiras.
Por isso, é tão necessário ações que incentivem a prevenção. A redução dos riscos e o diagnóstico precoce da doença são os principais fatores que reduzem a mortalidade pelo câncer de mama. Quando descoberto no início, as chances de cura chegam a 95%, porém esta taxa diminui à medida que se demora para descobrir a doença.
Você, mulher, se previna. Fique atenta a alguns desses sintomas: caroço (nódulo), geralmente indolor; pele da mama avermelhada ou com aparência de casca de laranja; surgimento de alterações no bico do peito (mamilo) ou saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou embaixo do braço (axilas). Conheça o seu corpo, faça o autoexame e se consulte com um ginecologista regularmente.
O nosso investimento é com a vida!