A decisão de procurar uma casa de repouso para idosos pode ser um momento desconfortável e difícil para muitas famílias. Porém, um dos principais benefícios para essa escolha é a disponibilidade de profissionais multidisciplinares para atender ao idoso, além do convívio com outras pessoas e o desenvolvimento de atividades físicas e mentais.
Diante do atual cenário em que estamos vivendo, com a pandemia do novo coronavírus, a insegurança na escolha deste local de permanência para o familiar idoso se torna ainda maior. Afinal, a população idosa faz parte do chamado grupo de risco para complicações da doença.
Como o Grupo Divina Vó está atuando durante a pandemia?
Além de toda a infraestrutura e atendimento diferenciado que nossos hóspedes e familiares já conhecem, estamos seguindo as determinações das autoridades de saúde, afim de garantir a conformidade dos procedimentos de prevenção e tratamento da Covid-19.
Algumas medidas que estamos seguindo são:
• Suspensão temporária de visitas;
• Utilização de máscaras faciais;
• Higienização com frequência das mãos com água e sabão ou álcool 70%;
• Controle de entrada e saída, com devida assepsia da equipe de trabalho;
• Expansão da limpeza de ambientes, objetos e superfícies tocados com frequência;
• Isolamento do residente em caso de suspeita da Covid-19.
Todas as Casas de Repouso do Grupo Divina Vó também passam por fiscalização periódica da Vigilância Sanitária e do Ministério Público. Todas as medidas adotadas visam assegurar a integridade física dos hospedes e da equipe assistencial.
As medidas de prevenção aplicadas são similares às medidas para detectar e impedir a propagação de outros vírus respiratórios, como, por exemplo, o vírus da influenza.
Meu familiar está seguro permanecendo na Casa de Repouso?
Mesmo em isolamento domiciliar, os idosos devem seguir algumas regras caso tenham contato com familiares e pessoas próximas. Em muitos casos, o cuidado demandado por ele não consegue ser atendido de maneira correta e eficaz. Por fazer parte do grupo com alto risco de contágio e agravamento dos sintomas da Covid-19, a população idosa precisa ser observada de perto nesse momento.
Quando o idoso permanece sob os cuidados de uma equipe especializada, seguindo os protocolos de controle e monitoramento, a sua taxa de recuperação é de 85% quando comparada ao tratamento feito em sua residência.
Além disso, o isolamento pode contribuir por reduzir a sua resposta imunológica uma vez que o coloca sob uma nova condição estressante. Manter uma rotina de atividades, acompanhamento clínico e convívio social, possibilitam uma melhor qualidade de vida.
Por isso, o Grupo Divina Vó segue todos os protocolos para que o seu familiar tenha o cuidado e a segurança necessários neste momento. Reforçamos a recomendação de que todos sigam as orientações das autoridades de saúde quanto a prevenção da Covid-19.
O nosso investimento é com a vida!