O câncer de próstata, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), é o câncer que mais atinge os homens do Brasil, chegando a 29,2% dos casos. A taxa de mortalidade é a segunda maior do país, perdendo, por pouco, para o câncer no trato respiratório (traqueia, brônquios e pulmões).
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e fica localizada abaixo da bexiga. Sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o câncer de próstata não apresenta sintomas. Em 95% dos casos, quando os sintomas começam a aparecer, é porque o tumor já está numa fase avançada, dificultando a possibilidade de cura. Alguns sintomas mais comuns são: dor óssea e ao urinar; vontade de urinar com frequência e presença de sangue no sêmen ou na urina.
A ANS (Agência Nacional de Saúde) aponta dois exames iniciais que são essenciais para o diagnóstico da doença: o exame de sangue, por meio do Antígeno Prostático Específico (PSA), e o exame de toque retal. Esses dois exames, quando associados, podem dar uma segurança de cerca de 90% ou mais, auxiliando no diagnóstico precoce da doença.
A herança genética, a obesidade e a raça negra são as condições mais propícias para se desenvolver este tipo de câncer, porém, não são os únicos fatores. Todos os homens devem e precisam se cuidar, pois a prevenção é sempre a melhor alternativa. A SBU recomenda que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado para avaliação individualizada. Aqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos.
No mês de novembro é feita uma campanha mundial de conscientização da prevenção ao câncer de próstata: o Novembro Azul. O mês é voltado para ações e campanhas para incentivarem o cuidado masculino. Embora comum, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. Por isso, a necessidade de desenvolver ações para estimular a realização do diagnóstico precoce é tão importante.
O nosso investimento é com a vida!